VALOR DE UM IMÓVEL É DIFERENTE DO PREÇO DE UM IMÓVEL

  |   Junqueira Imóveis   |   CRECI J 8.226   |   Tel.: (24) 2225-1351 / (24) 99295-3751 / (24) 98823-1402

Pesquisa de Imóveis

Todos Imóveis
Dentro do Condomínio
Fora do Condomínio

+ Busca Detalhada



PESQUISA POR CÓDIGO

Diversos - 04 de novembro de 2018







Podem parecer expressões sinônimas, mas há uma diferença sensível entre o valor de um imóvel e o preço deste mesmo imóvel, você sabia?

Quando falamos em valor, estamos nos referindo a um conjunto de características que estão representadas de maneira intrínseca e extrínseca ao imóvel. O valor de um imóvel envolve toda a sua estrutura física, sua construção, valor dos insumos utilizados, a análise mercadológica, comparando o valor de sua estrutura física com a liquidez de mercado etc.

O objetivo desse estudo é servir de informação sobre o valor real de um bem dentro do patrimônio de uma pessoa, sabendo assim sobre a capacidade que esse imóvel tem em servir como garantia de algum empréstimo, financiamento ou garantia de uma dívida.

Bem define a Norma Técnica NBR 14653-1 ao dizer que valor é “a quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente”.

Quando falamos de preço, estamos nos referindo diretamente às condições de momento de uma negociação de um determinado imóvel. Como exemplo, podemos citar as flutuações do mercado imobiliário.

Passamos por um boom imobiliário, depois por uma estabilização, uma recessão e, nos dias atuais, o mercado dá sinais de recuperação. Essas flutuações geraram uma série de mudanças nos preços dos imóveis. Não necessariamente esses imóveis sofreram perda de valor, mas sim variações de preços baseados na movimentação do mercado oriunda da lei da oferta e da procura.

Sendo assim, é muito comum termos um imóvel com valor de mercado superior ao preço que pode ser vendido. Isso ocorre porque o mercado é quem dita o preço que um imóvel pode ser, de fato, negociado, baseado na lei da oferta e da procura. O inverso também pode ocorrer, ou seja, um imóvel de valor menor pode ser negociado por um preço maior. Para saber de tudo isso, é importante escolher um corretor de imóveis conhecedor do mercado para fazer o estudo necessário para apurar o valor e preço de mercado do seu imóvel.

Portanto, agora que entendemos a diferença sutil, porém importante, do valor de um imóvel para o seu preço, fica mais fácil entendermos como ele pode ser vendido com mais eficácia.









O PROBLEMA DOS “PUXADINHOS” E A MAIS-VALI...PRINCIPAIS CUIDADOS NA COMPRA DE TERRENOS



Clique para falar conosco pelo Whatsapp