Redefinir busca

Pesquisa
de imóveis

Todos os Imóveis
Dentro de Condomínio
Fora de Condomínio

Blog

QUANTO VALE O MEU IMÓVEL?


Dicas - 19 de julho de 2020

Caros leitores, o tema de nosso blog no dia de hoje é de extrema importância para quem pretende vender seu imóvel no Mercado Imobiliário. Dessa forma, sendo tão importante tal tema, não é possível esgotar este assunto em um mero texto informativo como este, pois tal assunto costuma ser tema de cursos de longa duração e até mesmo matéria de cursos de Graduação e pós-graduação.

Deixo aqui para você leitor, então, conceitos básicos, de profunda importância, para introduzir você, que quer vender um imóvel, no entendimento da dinâmica do mercado imobiliário, para você entender a importância de vender o seu imóvel pelo correto valor de mercado:

1 – O Mercado Imobiliário é movido pela lei da oferta e da procura: Embora cada imóvel seja único e talvez o seu imóvel seja como um filho, pelo qual você tem um zelo e carinho enorme e saiba dar muito valor, é importante entender que, quando pretende levar ele para o mercado para ser vendido, o valor que você dá a ele deve ser, inicialmente, deixado de lado, para que você analise, sob a lei da oferta e da procura, qual a demanda do público comprador para um imóvel como o seu, a demanda do bairro etc. Então, este é o primeiro passo, o valor do meu imóvel deve estar de acordo com a demanda do local onde ele está!

2 – Quanto maior a liquidez maior o valor que se pode obter: Liquidez significa a capacidade de um bem ser facilmente negociável e convertido em dinheiro, ou seja, ser facilmente vendido. Um imóvel, para ter alta liquidez, precisa estar apto a ser vendido para todos os compradores possíveis no mercado. Isto significa conseguir vender para pessoas que tenham dinheiro e que tenham crédito (possam comprar com financiamento bancário)! Portanto, você deve estar com a documentação do seu imóvel totalmente desembaraçada para ter liquidez. Se tiver algum impedimento ou embaraço na documentação, seu imóvel valerá menos no mercado. Este é o segundo passo, a documentação deve estar toda registrada no RGI, especialmente a área construída devidamente averbada e não haver restrições (inventário a realizar, penhoras etc.).

3 – O imóvel deve ser economicamente viável: Em linha com o primeiro conceito, por mais benfeitorias e diferenciais que seu imóvel tenha, se você supervalorizar ele acima da média de mercado praticada na sua região, seu imóvel não será vendido! Os compradores hoje em dia tem acesso a informações de alto nível disponíveis na internet e dezenas ou até centenas de imóveis para escolher no local onde você tem o seu imóvel e, se o seu imóvel não valer o investimento, ele não comprará, independente dos diferenciais que ele possui. Entenda o seguinte: se o comprador puder comprar um terreno e construir uma casa como a sua ou comprar um apartamento e reformar como o seu, com até 50% do valor que ele pagaria no seu imóvel, ele não comprará o seu imóvel! Este é o terceiro passo, por mais investimento que eu realize no meu imóvel, se eu supervalorizar além do que o mercado pode pagar, o meu imóvel não será vendido!

4 – Os outros imóveis à venda na sua região podem levar você a erro: Não tome somente como base o valor que estão pedindo nos imóveis perto do seu para saber o valor do seu imóvel. Isso pode levar você à maior das desilusões! Na maioria das vezes, todos os imóveis da sua região já estão supervalorizados e se você tiver um imóvel em melhor estado de conservação que os outros e com mais diferenciais, isso pode levar você ao erro de jogar o valor do seu imóvel nas alturas, impedindo a venda dele por muito, mas muito tempo mesmo. Este é o quarto passo, avaliar o meu imóvel simplesmente comparando com o preço dos outros no entorno pode adiar a venda do meu imóvel por anos!

5 – Procure um avaliador profissional: Pegue todos esses conceitos que passei para você aqui neste texto e chame um corretor de imóveis avaliador para fazer a avaliação técnica de mercado do seu imóvel. Abra sua mente! Não fique apegado às suas convicções. Ouça o profissional. Se necessário, chame mais de um para comparar os diferentes pontos de vista. Entenda uma coisa, 90% dos imóveis, a nível mundial, não vendem por estarem acima do valor correto! Isso é um assunto muito sério. Seus projetos de vida dependem dessa decisão bem tomada, se você é uma pessoa que precisa vender o seu imóvel para resolver alguma questão. Este é o quinto passo, chame um corretor de imóveis avaliador para fazer a avaliação técnica de mercado da sua casa!

Se ficou com mais alguma dúvida, entre em contato conosco e marque uma consulta ou visita nossa ao seu imóvel.




Outros posts


O GRANDE SEGREDO PARA LUCRAR COM IMÓVEISOS PRINCIPAIS CUIDADOS NA COMPRA DE APARTAMEN...




Fale Conosco


contato@junqueiraimoveis.com.br

(24) 2231-3889
(24) 99295-3751

Junqueira Imóveis


CRECI-RJ 8.226 - J
Clique para falar conosco pelo Whatsapp