Muitas vezes quando estamos vendendo um imóvel surgem pretendentes que fazem uma "proposta", ou seja se dispõem a comprar o imóvel por um valor abaixo do anunciado.
Esta situação muito comum tem várias causas. Desde o mercado repleto de ofertas, o que faz aumentar o poder de barganha do comprador, o fato de o imóvel estar acima do preço de mercado, até mesmo o famoso comportamento dos compradores em "dar uma chorada", ou de o vendedor colocar uma "gordura" no valor do imóvel.
Enfim, das mais diversas causas que expliquem o porquê de uma pessoa não estar disposta a pagar o valor anunciado, e fazer uma proposta pelo imóvel, o ponto principal que envolve uma questão como essa é o que você, vendedor, deve fazer quando recebe uma proposta? Que decisão tomar? Seguem algumas dicas de como proceder:
1 - Não envolver sentimentos pessoais: É importante você ver o seu imóvel como um bem do seu patrimônio que está sendo vendido para aquele dinheiro atender outros setores da sua vida. Desta forma não considere uma ofensa à sua pessoa se a proposta teve um valor muito abaixo do esperado.
2 - Analisar as perspectivas do seu imóvel: O valor que você pede pelo seu imóvel só vale se você tem visitas constantes e recebe propostas por ele.
Se isso não acontece, ou seja, se o imóvel está bem divulgado, mas ninguém visita e ninguém faz proposta, significa que ele está caro.
Outra coisa que pode impedir você de vender é algum ponto negativo do imóvel. O ponto negativo pode ser a localização, valor do condomínio, construção muito específica, conservação, idade etc. O fato é que se você não vende quando a oportunidade aparece, você “sofrerá” na hora que resolver vender.
Portanto, uma proposta que você receba por ele deve ser muito bem analisada para você não perder uma chance de ouro em vendê-lo. Do contrário você pode ficar muito tempo sem receber uma nova proposta o que fatalmente desvalorizará o seu imóvel, pois a maioria das vezes que isso acontece a proposta que vem em seguida costuma ser menor do que a primeira que foi recebida.
3 - O fator "Tempo": Nenhuma proposta que você receba pelo seu imóvel será baixa o bastante na comparação com o maior Bem que nós temos na vida, o Tempo.
Certa vez recebi uma proposta de compra por um imóvel de um cliente meu na qual o comprador pediu um desconto de 5% no valor do imóvel pretendido. O meu cliente vendedor recusou a proposta exigindo que o pretendente pagasse o valor ofertado. Resultado: Ele só conseguiu vender o imóvel dois anos mais tarde mesmo assim por um valor abaixo da proposta do meu cliente.
Este é um exemplo do prejuízo que ele teve por não aceitar a proposta recebida dois anos antes. Além de ter recebido menos dinheiro e tido mais gastos mantendo o imóvel por mais dois anos, ele teve o maior prejuízo de todos, que foi perder dois anos da vida dele esperando pela venda, pois iria usar o dinheiro para fazer uma viagem dos sonhos e investir em seu negócio.
Repare bem, ainda que tivesse vendido a casa pelo preço ofertado teria sofrido prejuízo da mesma forma, pois o tempo perdido não volta e não tem preço.
Portanto, se você não tem visitas constantes no imóvel e não tem outras propostas para confrontar e escolher a melhor, NÃO DEIXE DE VENDER O SEU IMÓVEL se receber uma proposta.
Pense nos seus projetos, especialmente no tempo de vida que se pode perder ao recusar uma proposta. Consulte um corretor.