Quando falamos em comprar um imóvel, diversas situações passam pela nossa cabeça. Para muitas pessoas, a compra de um imóvel é um sonho, às vezes distante, por conta do alto investimento que é necessário para se comprar um imóvel. Para outras é uma forma de proteger o patrimônio e não ficar com dinheiro na mão e até mesmo para alguns, é algo que a pessoa nem cogita, pois considera um mau negócio.
Independente se para você ter um imóvel é importante ou não, deixo aqui o conselho de que você deve ter, ao menos, um imóvel na sua vida. E digo isso por um simples motivo: conforme os anos passam e ficamos mais velhos, as coisas se tornam mais difíceis para nós. Difíceis no sentido físico, pois, ficando mais velhos, tendemos a ter mais dificuldades de lidar com assuntos que, quando jovens, tirávamos de letra. Limitações na saúde, de ordem física ou psíquica, nos deixam vulneráveis quanto às dificuldades da vida em sociedade. Por exemplo, se você decidiu na sua vida que comprar um imóvel é um mau negócio e optou por guardar dinheiro e morar de aluguel, quando você chega na velhice, está suscetível às incertezas da moradia de aluguel, como um problema no imóvel que o proprietário não quer consertar, ou o contrato de locação que chega no fim e o proprietário não quer mais renovar ou aumenta muito o aluguel etc.
Esse tipo de situação para uma pessoa idosa, que às vezes tem que lidar sozinha com esse cenário porque não tem um filho ou parente que a ajude, é por vezes desesperador. Portanto, procure sempre ter em mente, se possível, juntar recursos para comprar ao menos um imóvel em sua vida, ainda que seja um pequeno apartamento para você viver sozinho. Sem dúvidas, isso lhe trará segurança e conforto na velhice, para nos dedicarmos a outros assuntos de maior importância nessa fase da vida.