A compra de um imóvel é um dos momentos mais importantes na vida das pessoas.
A “casa própria”, sonho de muitas pessoas, às vezes só é possível após uma vida de muito trabalho, esforço e privações.
Portanto, na hora de investir esse dinheiro na compra de um imóvel, reunido com muito sacrifício, ou até mesmo concentrado em um financiamento em que o comprador literalmente “casa” com uma dívida, é normal que as pessoas fiquem receosas e sem saber ao certo como proceder.
Por este motivo, seguem 5 passos, dicas preciosas, para conduzir bem o processo de compra de um imóvel:
1 – O que comprar?
Defina bem que tipo de imóvel pretende comprar. Se é um apartamento, casa, ou até mesmo um terreno para construir. Dessa forma, você evita perda de tempo visitando imóveis que não se adequem ao seu interesse. A longo prazo, isso causa cansaço e um sentimento de que está andando em círculos, sem chegar a uma conclusão, trazendo frustração para você e para todos os envolvidos no processo de compra.
2 – Onde comprar?
Defina o local em que quer morar. Em qual bairro? Em qual condomínio? Se precisa ser próximo a comércio e do movimento da cidade ou se prefere local mais afastado e com maior silêncio e privacidade?
3 – Orçamento
Tenha já definido qual o seu poder de compra. Quanto você dispõe de recursos próprios? Você dependerá de adquirir um financiamento junto a alguma Instituição bancária? Depende da venda de algum imóvel seu para fazer sua aquisição?
4 – Detalhes no momento de visitar um imóvel de interesse
Quando estiver visitando os imóveis de seu interesse, procure ter o hábito de observar questões importantes sobre o estado de conservação do imóvel. Se, aparentemente, parece necessitar de reformas etc. Procure se atentar também se no local onde o imóvel está situado estão presentes outras características que são relevantes para você, como por exemplo, se está localizado próximo à escola em que seu filho irá estudar; se está próximo ao caminho para seu trabalho etc.
5 – Documentação do imóvel
Ao visitar imóveis de seu interesse, procure saber do corretor que estiver o atendendo, ou mesmo do proprietário, como está a documentação do imóvel? Tem alguma questão que impeça a transmissão imediata do imóvel para você comprador? Alguma dívida que precise ser paga até a data da escritura, de forma que você precise dar um sinal como princípio de pagamento e o proprietário aprontar tudo para a data da escritura?
Por fim, tome como referência essas dicas. Elas serão de grande valia para você e o pouparão de muitas frustrações e tempo perdido, bem como farão com que você curta mais esse momento com as pessoas que o ajudarão nessa saga pela compra da casa própria.
Não deixe também de escolher um profissional corretor de imóveis, devidamente cadastrado junto ao conselho de classe de sua região (Creci), e certifique-se de que ele está atento a esse passo a passo e que o ajudará até que você atinja o objetivo de comprar seu imóvel.