Você, que está vendendo o seu imóvel, sem dúvidas quer ter seu patrimônio valorizado na hora de fechar negócio, não é mesmo? Reunimos 3 dicas fundamentais que fazem grande diferença para você ter uma melhor valorização e não perder dinheiro na hora de vender.
Confira abaixo:
1 – Mantenha seu imóvel em bom estado de conservação.
Quando falamos em bom estado de conservação, é fato que o mercado imobiliário valoriza mais um imóvel em excelente estado de conservação a um imóvel que esteja precisando de uma reforma geral.
Isto é de fácil constatação.
Mas como manter o imóvel em bom estado de conservação, se no momento da venda normalmente não se dispões de recursos financeiros para bancar uma reforma? Para isso, procure tomar as seguintes medidas:
– mantenha o imóvel sempre limpo, faxinado. Assim apresentará um bom aspecto para o comprador em potencial;
– se o imóvel precisa de reparos pequenos, como vazamentos em torneiras ou ralos, goteiras vindas do telhado, bem como pequenos reparos elétricos, ou até mesmo uma pintura para corrigir defeitos ou aspecto ruim do imóvel, vale a pena fazer e é possível fazer a um custo acessível;
– se possuir jardim no seu imóvel, faça a manutenção para deixa-lo com bom aspecto, cortando a grama ou capinando o mato se houver.
2 – Tenha a documentação do seu imóvel apta para transmissão imediata do imóvel.
Este fator é fundamental para realizar a venda do seu imóvel no mercado. E isto se deve ao fato de que cerca de 80% dos compradores que estão hoje buscando um imóvel usarão, para comprar, financiamento bancário. E nenhuma instituição bancária aceita financiar imóveis que estão com a documentação embaraçada.
Outro fator que impede a venda regular do imóvel é quando sua área construída não está inteiramente averbada na matrícula do imóvel. Este fato pode levar o imóvel a ter que passar por um processo de aumento da área construída na Prefeitura, chamado em muitos locais de processo de Mais Valia. Muitas instituições bancárias também recusam o imóvel por não ter esta área construída totalmente averbada na matrícula do imóvel.
3 – Procure um profissional Corretor de Imóveis para fazer a correta avaliação do seu imóvel.
Por fim, após tomar as medidas citadas acima, busque um profissional Corretor de Imóveis, devidamente inscrito no CRECI da sua região, que tenha conhecimento profundo da localidade onde está o seu imóvel, para que ele faça a correta avaliação de mercado e lhe posicione sobre os fatores de valorização e depreciação do seu imóvel em comparação com o mercado local.
Assim, você terá a real medida do quanto é bom tomar as ações citadas acima, pois essas ações, aliadas a correta avaliação de seu imóvel, farão com que você tenha a maior valorização possível para seu imóvel e faça um negócio extremamente favorável para você.