Se você quer que seu imóvel se valorize no mercado imobiliário, ainda que você não tenha interesse de vendê-lo no momento, é fundamental cuidar dele em vários aspectos.
É muito comum, e até mesmo repetido como um clichê, que "imóvel sempre se valoriza". De fato há muita verdade nessa afirmação. Num mercado como o brasileiro, em que a demanda por moradia é altíssima, de fato um imóvel tende a se valorizar ao longo do tempo. Contudo, é necessário, para você usufruir ao máximo da valorização do seu imóvel ao longo do tempo, você adotar algumas práticas.
Dentre essas práticas, se destacam a de você manter seu imóvel em bom estado de conservação, se for um terreno sem construção, mantê-lo limpo e cercado. Se for um imóvel que você não reside, alugar e auferir renda etc. Porém, nenhuma dessas práticas traz mais valorização para o seu imóvel do que a que vem a seguir: MANTER A DOCUMENTAÇÃO DO SEU IMÓVEL EM DIA!
Sim, este é o grande diferencial que fará com que seu imóvel tenha uma maior valorização dentro do mercado. Isso se deve porque, no Brasil, quase metade dos imóveis tem documentação irregular para transmissão a um futuro comprador. Este número é impressionante!! Se pegarmos essa estatística em níveis locais, por exemplo, em alguma região metropolitana específica, essa porcentagem pode chegar em até 60%.
Portanto, quando você mantem a documentação do seu imóvel devidamente regularizada, com escritura definitiva de compra e venda registrada no cartório de RGI competente, bem como mantem devidamente regularizada a construção que você tem, bem como os impostos em dia, quando estiver vendendo este imóvel, você já estará na frente de cerca de metade das ofertas concorrentes com a sua no mercado, e irá usufruir da valorização que esse imóvel terá.