Iniciamos o ano de 2020 com uma série de expectativas envolvendo o Mercado imobiliário. Impulsionados pela redução das taxas de juros (chegou ao patamar de 6,5% + TR), muitos negócios tendem a ocorrer neste ano, o que é uma boa notícia para você que está com um imóvel parado no mercado para venda. Porém, é necessário você saber que existem outros fatores que precisam ser considerados para você conseguir vender o seu imóvel, a despeito do estímulo ao crédito imobiliário citado acima.
Me refiro aqui à necessidade de você definir corretamente o preço de mercado do seu imóvel. Isso se deve ao fato de que o Mercado Imobiliário, tal como qualquer mercado, é regido pela lei da oferta e da procura. Com isso, para que a oferta seja atendida é necessário que haja uma maciça procura. Contudo, ocorre que no mercado imobiliário atual temos uma oferta esmagadora de imóveis face à procura. Ainda que sejam tomadas medidas como as atuais, que estimulam o crédito imobiliário, não são suficientes para que grande parte dos imóveis à venda sejam adquiridos. Portanto, é fundamental você trazer o seu imóvel para a realidade de preço que faça ele ser atrativo para estes poucos compradores que temos no mercado.
Faça uma experiência, procure agora nos sites de imobiliárias e portais de imóveis, quantos imóveis no bairro e na rua onde você mora tem à venda? Você verá, assim como eu vejo todos os dias, que são dezenas (às vezes centenas nas grandes capitais) de imóveis à venda, que estão competindo entre si pelos compradores, que acabam sendo poucos, face a esta enorme quantidade de imóveis à venda.
Então, o recado que deixo aqui para você é que procure um corretor de imóveis da sua confiança para definir de maneira correta o preço de mercado para o seu imóvel, a fim de que você possa aproveitar esse momento do mercado para fazer um bom negócio.