Se você pretende levar o seu imóvel ao mercado para vender, é importante você compreender como funciona, nos dias atuais, a venda de um imóvel na prática.
Como ocorre com qualquer mercado, o Mercado Imobiliário é regido pela lei da oferta e da procura. Com o passar dos últimos anos, vivemos ciclos que nos levaram ao cenário atual que é o seguinte: temos, hoje, muito mais OFERTAS DE IMÓVEIS do que procura de compradores.
Não significa que não há pessoas querendo investir em imóveis, de forma alguma, pelo contrário, com os incentivos de crédito imobiliário que vem ocorrendo nos últimos meses, nunca se teve um cenário tão favorável para comprar. A questão é que A QUANTIDADE DE OFERTAS DE IMÓVEIS é que é absurda, chegando até mesmo, nas capitais, a dezenas de imóveis à venda numa só rua ou no mesmo prédio!
Diante de um cenário tão desafiador para quem pretende se lançar a vender um imóvel resta a dúvida: Como vou vender meu imóvel nesse mercado tão concorrido?
A resposta é: Definindo a correta estratégia para alcançar este objetivo. Na prática, significa o seguinte. Você deve procurar um corretor de imóveis especializado para montar um plano de venda para seu imóvel, analisar a documentação para saber se está apta a transmitir o imóvel ao comprador e o principal, fazer a correta avaliação de mercado do imóvel.
Feito isso, você deve então anunciar o seu imóvel no mercado e entender que, se a documentação está ok, o preço de mercado está bem avaliado e o imóvel está bem divulgado, tem que ter retorno. Daí vem o título do texto de hoje. A venda de um imóvel, via de regra, não é uma coisa que acontece do nada, ela é fruto de um trabalho que atrai o interesse dos compradores que circulam por este mercado, daí o termômetro, ou seja, conforme o aumento do interesse de pessoas, mais perto da venda você está. Quanto menor o interesse, mais fria a venda está e mais distante de vender você tende a estar.
Mas e se eu montei a estratégia corretamente e ainda assim meu imóvel não vende? Significa então que você precisa fazer o termômetro “esquentar” e a venda ficar mais próxima de acontecer. Mas afinal, como fazer isso? Você pode fazer aumentando o marketing e a divulgação do seu imóvel ou baixando o preço dele até que alcance um patamar de maior interesse do mercado. O principal é que o corretor de sua confiança faça essa análise em conjunto com você para melhor esclarecer sua situação no caso concreto.