Vivemos um momento em nosso mundo que não se via há mais de 100 anos, quando tivemos a gripe espanhola. A pandemia do COVID-19 caiu como uma bomba no mundo, transformando, do dia para a noite, os planos de bilhões de pessoas no mundo inteiro.
Diante de um cenário tão desafiador, com tantas prioridades a serem atendidas ao mesmo tempo fica a pergunta: Dá pra pensar na compra de um imóvel nesse momento?
Para muitas pessoas, cogitar a compra de um imóvel nesse momento seria um absurdo, diante de tantos desafios que uma pandemia traz diante de nós. Já para outras pessoas não está fora do radar a compra de um imóvel e até mesmo ser imperativo comprar. Independente da sua situação em particular, é necessário ter em mente que essa pandemia vai passar e, depois disso, a vida seguirá, com todos os seus desafios e sonhos diante de nós.
Portanto, deixo abaixo alguns pontos para você leitor refletir, colocar essas questões diante da sua realidade particular e decidir se neste momento vale a pena ou não comprar um imóvel:
1 – Se você pretendia comprar um imóvel antes da pandemia, provavelmente sua necessidade não desapareceu com o advento da pandemia, ou seja, sua vida, que neste momento precisou passar por uma adaptação por conta da quarentena, quando passar este momento, ainda terá a necessidade de se mudar para outro imóvel. Portanto, não desista! Continue em contato com seu corretor e negocie o imóvel de seu interesse ou continue a busca.
2 – Analise seu orçamento. Embora sua necessidade ainda esteja de pé, como estamos num momento de isolamento, a renda da maioria das pessoas sofreu uma queda, e isso pode ter afetado o seu orçamento para a compra de um imóvel. Se informe com seu corretor sobre os benefícios que estão em vigor neste momento. Por exemplo, você sabia que financiar um imóvel neste momento permite você a pagar a primeira prestação só daqui a 6 meses? Isso é uma excelente oportunidade!
3 – Pesquise oportunidades. Neste momento, muitas pessoas estão se vendo numa situação em que precisarão dispor de um capital com urgência, o que significará quedas nos preços de alguns imóveis. Essa situação poderá beneficiar você na hora da compra.
4 – Apesar das restrições de funcionamento durante a quarentena, os cartórios e repartições públicas continuam funcionando normalmente, no que diz respeito aos pagamentos de tributos e lavratura de escrituras. Portanto, não há empecilhos para você fazer uma aquisição de imóvel neste momento.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o mercado neste momento de pandemia.