Caros leitores, se você busca comprar um apartamento e está com dúvidas de que passos adotar e cautelas que deve tomar para saber que está comprando um bom apartamento, que não lhe causará surpresas desagradáveis mais à frente, seguem abaixo algumas dicas para você se atentar durante a busca que está realizando:
1 – CUIDADOS NA DOCUMENTAÇÃO
Você deve observar se o prédio tem o Habite-se devidamente averbado na matrícula de RGI do apartamento. Isso indica que o apartamento está regularizado. Você deve também observar se a vaga de garagem está declarada na matrícula como parte integrante do apartamento, ou se o uso da vaga está regulado na Convenção do condomínio. Se a vaga de garagem está em matrícula separada da matrícula do apartamento, observe se a Convenção do condomínio permite a venda para pessoas estranhas ao condomínio, pois isso influencia no valor de mercado da vaga de garagem, bem como diz sobre a presença de pessoas que não moram no condomínio acessando a vaga de garagem.
2 – CUIDADOS COM A CONSTRUÇÃO
É importante você verificar o estado de conservação do imóvel e do prédio. O imóvel está em bom estado? Passou por reforma nos últimos 5 anos? Hidráulica e elétrica são antigas? Tem tubulação de gás encanado e aquecimento de água nas torneiras e chuveiro? Isso tudo influencia em eventuais obras que você fará. E o prédio? Passou por reformas recentemente?
3 – CUIDADOS NA GESTÃO DO CONDOMÍNIO
Tema que quase ninguém se atenta quando vai comprar um apartamento! É fundamental você saber se tem alguma cota extra sendo paga no momento, bem como saber se tem alguma obra de grande porte a ser realizada, que vai gerar cota extra. Saber quando foi a última assembleia ordinária para saber se houve reajuste ou não na cota de condomínio. Saber também se o condomínio está com saúde financeira, bem como se não tem uma inadimplência grande. Você deve ler a Convenção do condomínio e o Regimento interno, para conhecer as regras de uso das partes comuns e regras do condomínio de forma geral.
Estes seriam os cuidados básicos a serem tomados, o que não exclui outras questões pontuais do imóvel específico que você esteja comprando. Converse sempre com o seu corretor de imóveis de confiança para estar sempre bem informado.