Vender um imóvel, por muitas vezes, não é uma decisão nem um pouco fácil de ser tomada. Ainda que você seja uma pessoa prática e bem resolvida na vida, vender envolve tantas situações importantes que vão mexer com a sua rotina de vida, que torna esta tarefa numa missão desgastante.
Dessa forma, para saber se você deve vender o seu imóvel, tudo começa com o firme propósito de que você deve, de fato, realizar esta venda, para aí sim enfrentar as outras etapas que envolvem a venda de um imóvel. Afinal, como tenho este firme propósito? Basta simplesmente eu querer vender? Mas como sei se quero vender meu imóvel?
Você deve verificar se o seu imóvel tem VALOR dentro do seu patrimônio. Se um bem do seu patrimônio perder valor, é sinal de que você deve vendê-lo. Desde um utensílio de casa, passando por um carro a até mesmo um imóvel, se perdeu valor dentro do seu patrimônio, é sinal de que você deve vende-lo imediatamente.
No caso de um imóvel, para saber se ele perdeu valor você deve se perguntar o seguinte: Este imóvel está me servindo de algo? Se é uma casa ou apartamento, estou morando nele com minha família, ou serve de moradia a algum familiar? Esta casa ou apartamento está me rendendo aluguel? Ou esta casa ou apartamento está vazio e me causando gastos mensalmente e não pretendo usar mais este imóvel?
Se é um terreno, pretendo construir nele no curto prazo? Ou não tenho pretensão de construir e este terreno só me gera custos de impostos e limpeza?
Se, ao responder alguma dessas questões você perceber que está tendo mais prejuízos do que ganhos, é sinal de que este imóvel perdeu valor no seu patrimônio e você deve vendê-lo, a fim de utilizar esses recursos para aplicar em outros projetos na sua vida que lhe darão um retorno positivo para seu patrimônio (exemplo: investir na sua profissão, educação dos filhos, sua empresa, outros investimentos da sua carteira etc).
Entre em contato conosco que ajudamos você a analisar se seu imóvel tem valor dentro do seu patrimônio para tomar a melhor decisão sobre ele.